7º Passo

21-05-2011 21:58

7º Passo - Humildemente pedimos que eliminasse as nossas imperfeições

A humildade é uma aprendizagem fundamental em recuperação.

A humildade é como retirar os óculos que nos faziam ver a vida como uma epopeia de histórias invariavelmente extraordinárias "que só a nós poderíam suceder". Retirar esses óculos, esse hábito mental, e começar a entender a dimensão real das nossas vidas, com mais simplicidade, com menos complexidade, com humildade no melhor sentido.

Ser humilde aqui não é num sentido miserabilista. Isto o adicto não precisa.

Ser humilde aqui é ser ao mesmo tempo honesto e sério com um nivelamento realista das experiências da vida de forma a tornarmo-nos compatíveis com a existência e saír do filme do Peter Pan ou do herói da Marvel, ou de qualquer outro alter-ego ou personagem de uma história distorcida da nossa natureza de pessoas viáveis e saudáveis.

Pedir ao poder superior que elimite as nossas imperfeições, depois de nos disponibilizarmos a ter ajuda é estarmos atentos. Atentos a um monitorizar constante dos nossos dias.

A palavra "imperfeições" podia ser repensada, mais uma vez é fruto das condições culturais do tempo da génese dos 12 passos; mas num linguagem mais actual e abrangentes podes estar atento e diagnosticar a cada momento as situações gatilho, os nossos tiques de manipulação da realidade, os nossos hábitos mentais doentios e ir sempre pedindo ajuda ao poder que estiver a ajudar-nos.

Humildade, busca de um sentido de realidade sustentada e pedir ajuda... e aceitá-la humildemente... é um ciclo de recuperação.