9º Passo

08-04-2013 18:07

9º Passo
08-04-2013 18:07

9º Passo - Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.

Vamos pegar na palavra "reparações" e fazer a experiência de usá-la de outra forma. Em lugar de reparações no sentido de remendar as asneiras e erros do passado, o que carrega toda uma carga de culpa e de vergonha, podemos usar o sentido de "reparar" como forma de "ver com atenção", reparar que estamos diferentes. E se estamos diferentes, vamos consequentemente começar a agir de forma diferente. E se estamos em recuperação, significa que estamos a apostar em mudanças consistentes. Ou seja, que tal começarmos a reparar no que fazemos, pensamos e dizemos e, darmos muita atenção ao porquê.

Reparar no porquê das coisas serem demasiado complexas, demasiado difíceis, demasiado confusas.

Os nossos olhos estão ambos virados para um horizonte comum. Isso é um convite (que nem sempre aceitamos) a olhar as coisas de frente. Reparar.

De agora em diante queremos comportar-nos de forma diferente, compatível com o presente que é de recuperação.

E embora o passado insista em cobrir o céu como um monte de nuvens escuras, a verdade é que, em recuperação temos de meter na cabeça que essas nuvens são do passado. Temos de meter isso no coração. Custa imenso. É a primeira reparação.

Teríamos agido melhor se isso nos fosse possível. Todas as pessoas erram pela mesma razão: impossibilidade de fazer melhor em dado momento dadas as circunstâncias desse momento.

As circunstâncias, fosse qual fosse o objecto da adicção de escolha, era ter o ser partido.

Estar partido por dentro. Viver um corpo/conflito. Ter bocados interiores a puxar com toda a força em direcções opostas, a puxar tanto, que quase parecia que tudo ia romper-se, rasgar-se.

Nuvens do passado.

Em recuperação, estamos a começar a fazer reparações e reparamos que estávamos partidos. Que somos um corpo, uma cabeça, um mundo de emoções, um mundo de relações, uma evolução sempre a correr. Somos esse dia de cada vez diferente. É a realidade de hoje.

E quando reparamos em todas essas dimensões que, em conjunto nos definem, somos esse eixo entre o mundo interior e exterior, um ser ligado ao mundo por ideias, sentimentos, pelos sentidos, pelo corpo, pelas profundezas do que podemos chamar espírito.

E é nesse reparar que podemos encontrar o Ser Íntegro.

Não no sentido moral que carrega o julgamento de valor. Mas no sentido objectivo que vem da palavra Inteiro. O Ser inteiro, integro, ligado.

Essa é a pessoa que pode começar a fazer reparações.

Agir de forma consistente procurando caso a caso agir correctamente. Correctamente como no íntimo sabemos. Quando os nossos gestos trouxerem positivo e não negativo.

Uma pessoa inteira sabe distinguir.

Uma pessoa partida não.

Em recuperação estamos a construir a própria inteireza enquanto a vivemos. Talvez não exista outra forma.

Caso a caso procuramos minimizar eventuais danos que tenhamos provocado, quando isso for bom para os envolvidos e estando sempre muito atentos à pergunta: "Porquê"

Porque as razões contam. Fazem toda a diferença.

Não nos podemos esquecer. A recuperação é nossa. Nunca controlamos a reacção das outras pessoas e não é seguro fazer a nossa recuperação depender da reacção dos outros às nossas melhores tentativas.

A primeira razão tem de ser: Recuperação

A segunda razão tem de ser: Recuperação

A terceira? Acho que já entendemos a ideia, certo?