Obstáculos à recuperação 3

08-04-2010 13:24

A fraca prevenção à recaída.

Recaída é um termo paradoxal em dependências, na medida em que a recuperação volta à estaca zero quando se recai. Ou seja, é como se não tivesse havido uma recaída e sim apenas uma continuação, mais do mesmo, um confronto com o "afinal ainda está tudo na mesma".

Prevenção á recaída só é possível quando se compreende a dependência em si. O impacto psicológico e principalmente físico das dependências.

A maior parte das pessoas encara a recaída como uma prova de fraqueza de carácter e isto também se passa com a maior parte dos dependentes activos. De tanto "recaírem" acabam por decidir que não há saída e decidem que nunca irão entrar em recuperação, para sofrer horrores e voltar tudo ao mesmo daí a algum tempo.

Culpa e vergonha são mais do que um sentimento sobranceiro, são como uma avalanche de tal forma avassaladora que é preciso recorrer rápido ao objecto de eleição na dependência para afogar rápido toda essa dor.

Além disso existe a componente física de cada dependência. Essa dependência física prega a maior partida ao dependente, porque troca todos os sinais, sobrevivência confunde-se com dependência e a luta que se trava conscientemente nem se compara à luta química que se vive no corpo e que a dependência ganha por maioria de razão química, entenda-se. A química não tem moral. E é por isso que recaír não é ser fraco, é ser feito de carne e osso. O resto é apenas ignorância. O tal obstáculo à recuperação.