Adições cruzadas

É uma forma de entender o quanto um adição não se limita a ser o vício de consumo ou hábito de algo claramente nefasto. As adições cruzadas mostram-nos que as adições são problemas mais profundos e abrangentes com que cada indivíduo tem de lidar e que não se esgotam numa falta de carácter que resulta na constante busca de algo problemático como drogas, alcool, sexo, adrenalina...

É muito comum cada um ter diversas adições ao mesmo tempo, como drogas, tabaco, medicamentos e alcool. Daqui também é comum estabelecer-se uma relação e desvalorizar-se a importância do tabaco e dos medicamentos.

Se um indivíduo que se drogava constantemente deixar de a consumir e passar a beber, alguns dirão: "Antes assim,..."

E mais ainda existem, por exemplo; os viciados em trabalho que podem enriquecer financeiramente uma família, os viciados em adrenalina, que podem tornar-se em líderes de algum tipo de competição ou idolatria por gostarem de viver sensações limite. E poderão existir os que consomem anfetaminas enquanto viciam o corpo em sensações fortes e o coração em emoções fortes até a "simples vida" já não servir.

 

Assim, o buraco negro que as adições procuram sarar, cobrir e fazer desaparecer com recursos, por vezes, bem menos do que suficientes; não é um assunto linear, com um nome, uma cara, um sintoma e uma cura. É uma vida, é todo um perfil, um tempo de vida, um chamamento, uma dádiva.

Vale tudo. Se arranjamos pouco brilho de um lado, essa fome exige mais alimento de outro lado e vai continuar a exigir alimento até ficar saciada. E isso pode levar muitos dias, anos... ou um dia. Um entendimento.

 

Adições são uma doença de vida.

Não conseguir parar de viajar, entrando em conflito com o sentimento de ser a hora certa para ter um filho. É uma adição.

Que pode cruzar-se com outras, como a adição às relações fugazes e sem qualquer vínculo, ou às compras onde quer que a pessoa passe.

 

Adição é tudo aquilo que toma conta de todos os aspectos da nossa vida.

Depois parece que fica tudo contaminado e doente, e é fácil surgirem novos ramos de adição.