2º Passo

03-05-2010 10:22

2º. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade.

 

Que existem poderes superiores à nossa força de vontade já todos os adictos perceberam.

O que é importante no 2º passo é pôr a hipótese de que existam outras forças igualmente fortes, mas desta vez, que nos retirem da adicção activa e que venham dar estrutura e força ao nosso lado saudável mesmo que este pareça ter desaparecido completamente.

No primeiro passo o nosso lado saudável compreendeu que estávamos metidos em maus lençóis. Existe um problema. Estou desgovernado. Não consigo parar com isto. Não consigo controlar a minha vida nem a mim mesmo.

No segundo passo colocamos a hipótese de que embora nos seja impossível conseguir concentrar força de vontade suficiente para parar e mudar de vida, talvez exista quem nos possa ajudar, talvez exista no universo alguma coisa suficientemente poderosa para contrabalançar o poder da adicção.

Todos os adictos em processo de recuperação real encontraram essa força, esse poder maior, sob diversas formas. Cada um encontrou a sua. Uns encontraram esse poder maior no grupo de 12 passos que escolheram; outros na natureza e na capacidade de regeneração e cicatrização que se evidencia em toda a natureza, outros encontraram esse poder maior numa espiritualidade reformulada, outros encontraram esse poder maior num ombro amigo, ou em leituras e informação,...

O poder maior é simplesmente algo que tal como a adicção, tem mais força do que a nossa força fragilizada de indivíduos sozinhos entregues a uma doença tão dramática como as adicções são.

Nesta fase não temos de saber já que poder maior é esse. Não temos de ter já atingido o nirvana da recuperação, não entramos em êxtase místico. Nesta fase apenas pomos uma hipótese na qual viemos a acreditar.

Nem que o nosso argumento seja o facto de milhares de adictos em recuperação terem já encontrado esse poder maior e estarem sóbrios ou sem comportamentos adictos há anos e anos. Nem que seja o facto de que os adictos em recuperação estão agora muito mais felizes, muito mais realizados, conseguidos e plenos do que estavam quando eram adictos activos.

Se eles conseguiram, nós também podemos conseguir. Essa força existe. Esse poder existe.

E onde estão esses adictos em recuperação? Com histórias de sofrimento e perda iguais, mas com histórias de recuperação diferentes? Estão nas reuniões de 12 passos. É lá que estão as histórias reais, de pessoais reais, que enfrentaram a vergonha e a culpa, que deram a cara e o corpo ao manifesto e fizeram a diferença para as suas vidas.

O segundo passo é um enorme passo. É um passo de fé, como no fundo o primeiro já tinha sido. Na realidade muitas pessoas fazem o primeiro e o segundo passo de uma vez só.

- Eu tenho um problema grave. Eu, sozinho não consigo parar com isto. Talvez alguém me possa ajudar.

E aí temos o primeiro e o segundo passo.

Nesse "talvez" mora uma esperança que alimentamos junto de padrinhos e amigos em recuperação. São eles e os bons livros sobre recuperação, bem como a natureza em todo o seu rebentar esplendoroso, que nos vão poder acordar para um terceiro passo que virá.