6º Passo

21-05-2011 21:30

6º Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

Compreende-se que dada a origem cultural dos 12 passos as palavras "Deus", e "defeitos de carácter" tenham feito sentido num contexto de vergonha social e de achincalhamento dos adictos das adicções não valorizadas socialmente. Neste contexto o adicto ao trabalho talvez não fosse acusado de ter "defeitos de carácter nem precisasse que Deus lhos removesse.

Adicções são uma doença e não um defeito de carácter.

Traduzido este 6º passo para uma linguagem de entendimento mais abrangente e actual, podemos antes dizer que nos dispomos a deixar que algo superior a nós nos ajude na nossa doença, já que ajudou tantos outros.

Esse algo superior pode ser Deus conforme cada um o entenda.

Para alguns a vida é em si endeusada, na medida em que tem o seu quê de mágico, de especial.

A natureza tende à regeneração e à cicatrização assim que sejam dadas condições para tal e essas condições são precisamente o que nos permitimos receber, quando estamos a fazer o 6º passo.

Para quem tenha devoção a Deus, este passo pode ser mais simples. Trata-se de um reiterar de fé no poder desse divino todo poderoso.

Mas para quem não tenha devoção concreta a Deus, este é um passo de encontro com a dimensão de vida que andava a faltar.

Existe algo de profundamente espiritual nos 21 passos, independentemente da religião.

Espiritualidade e religião não são a mesma coisa.

Em recuperação abre-se um caminho nunca percorrido para esse sentido de poder superior que está naturalmente presente na vida de quem deixa entrar.

Para alguns é meditar, para outros é caminhar em silêncio, para outros é o poder do grupo, para outros é a história de sucesso de tantos adictos desde o Bill e o Bob que conseguiram encarar os seus fantasmas pessoais através do poder de estar ligado a outros iguais num caminho corajoso.

O poder superior pode ser uma sinergia.

Um encontro com uma força nova que irá fazer a diferença e, para quem se esqueceu como é confiar num processo esta é a aprendizagem. Aprender que algo irá ajudar-nos, algo irá correr bem, o universo conspira finalmente a nosso favor.... porque desta vez, deixamos que assim suceda. Dê lá por onde der.