Comedores compulsivos, ou obesos compulsivos

09-04-2010 16:34

Nas dependências químicas em geral (droga, alcool e medicamentos) a abstinência, mais do que sugerida, é indispensável ao sucesso de qualquer processo de recuperação. A abstinência não é em si a recuperação, no entanto é parte essencial da recuperação. É sabido que uma recaída não precisa de mais do que uma toma para suceder.

O facto de se comer de forma compulsiva, embora seja uma dependência com tanto em comum com as dependências químicas, tem a particularidade de não ser possível a abstinência.

Para a maior parte da pessoas sucede o mesmo com o trabalho.

Não podemos absternos de comer e precisamos de trabalhar quando não existem outras fontes de rendimento.

Quanto mais fácil é manter uma dependência, mais difícil é largá-la, obviamente.

No caso da comida, está por toda a parte, é vital, pode ser muito barata, está sempre disponível, é reconfortante, é variada, é social, faz parte do pretexto de quase todos os encontros e situações...

Racionalmente podemos ler mil coisas acerca do efeito de cada alimento, podemos saber exactamente o que fazer para emagrecer, parece absurdo não ser possível largar o frigorífico e ter carrinhos de compras cheios de comida que acaba logo.

Quase sempre a obesidade é também um problema, com todo o impacto na vida pessoal e no esforço que tudo implica, e claro que a saúde fica toda comprometida também.

É por isso que lhe chamamos adicção, porque interfere com todos os outros campos de vida.

É importante compreender que a necessidade de comer não vem do corpo, vem de mais dentro. É preciso compreender que não é a fome de comer que tentamos suprir e que não há alimentos que possam suprir a fome que tentamos resolver.

A culpa e a vergonha estão presentes. O isolamento pode tornar-se progressivamente maior, mesmo que no meio de muita gente. Tudo fica comprometido. E é preciso ajuda.

Em termos químicos os dispositivos que se destinam a enviar o aviso de saciedade e de fome ao cérebro estão totalmente descalibrados. Não há objectividade nem força de vontade nas dependências. Tem de haver mais qualquer coisa, senão é recaída atrás de recaída e todos os dependentes já experimentaram essa sensação.

É fundamental iniciar uma recuperação profunda, uma profunda mudança de vida, é fundamental ingressar num grupo de 12 passos específico e provavelmente ter terapia ao nível emocional e nutricional.

Um longo percurso assusta quando se está no início e parece intransponível quando já se desistiu e recuou tanta vez.

Provavelmente nenhuma vez foi como esta vez, se desta vez for mesmo de verdade, com ajuda, com uma forma sustentada de recuperar.