Metadona

14-05-2011 02:40

Usar metadona no toxicodependente chama-se DESISTIR.

Ser adicto, ser toxicodependente é preferir viver morto do que viver acordado. A metadona serve o propósito.

A metadona é uma tentativa de diminuir a criminalidade associada ao consumo de substâncias ilícitas e é uma tentativa inútil. O adicto que não entra verdadeiramente em recuperação vai recaír. Está em plena predação adicta. Não existe capacidade cognitiva que permita compreender o que está em causa, caso contrário não sería adicto.

 

Químicos que permitem não sentir o efeito do alcool, ou da heroína, ainda é mais absurdo. Não são instrumentos de recuperação. Adicção é uma doença de vida, é uma doença total. Não tem a ver com o efeito. O efeito é mera consequência colateral. O adicto está a fazer muito mais do que a aproveitar um efeito.

Adictos não são burro, nem estúpidos, que preferem o efeito eventualmente prazeroso de algo que os destroi.

Adictos são pessoas doentes ao nível mais profundo, onde corpo e mente se misturam, onde vida e experiência se confundem com a própria personalidade.

A única forma de entrar em recuperação é lidando com as consequências e lidando com a realidade através da prevenção da recaída e através de uma tomada de consciência que permita uma total alteração de vida, de valores e de sentido de existência.

 

Todas as tentativas de compromisso, são adiamentos e causam muitas das mortes por overdose dos adictos que compactuam procurando ganhar manipulando, usando o esquema do "estou a tentar" e do "estou a fazer como disse o médico" apenas para ganhar tempo e tentar ganhar os favores que irá usar na próxima recaída.

 

A família precisa de cura. O adicto precisa de recuperação. De estar um tempo, um ano pelo menos, em tratamento sério. Com desmame, com 12 passos, com terapia e a fazer serviço. E por querer. Não para evitar que o pai se zangue ou a mãe tenha um ataque.

 

Metadona e outras estratégias são o sinal mais inequívoco de que a nossa sociedade é de tal forma doente que compactua com a doença fazendo parte dela em todo o processo.

Recuperação é um processo social.

Todos precisam a dado momento de um pouco de sinceridade.

Os clínicos envolvidos também. Muitas mortes merecem esse exercício de humildade.