O poder superior, Deus e recuperação

05-04-2010 18:59

Vários dos 12 passos assentam na ideia de um poder superior. Este poder superior é chamado Deus em alguns grupos e reuniões, no entanto o poder superior não tem nome, nem está associado a uma crença específica.

O poder superior transcende a experiência do indivíduo, através de uma força que não depende da fé, e sim da observação de evidências dentro do quadro de referências de cada um.

É muito importante encontrar as pessoas que vivem os 12 passos dentro do mesmo tipo de entendimento para que não se criem resistências e boicotes por causa de definições secundárias no que toca a termos como "poder superior" ou por exemplo "defeitos de carácter".

Para uns o poder superior pode ser a vida em si, milagrosa, resistente, que vence todas as barreiras, brotando, cicatrizando, aproveitando todas as oportunidades. Para outros pode ser a consciência superior, uma espécie de parte superior de si mesmo. Para outros Deus... Para outros ainda o poder superior pode ser a força do grupo de auto-ajuda como AA ou NA ou Coda (alcoolicos anónimos, narcóticos anónimos e co-dependentes anónimos).

Perante um enorme sofrimento pedimos ajuda e ao fazê-lo já estamos a pôr a hipótese de que algo exterior á nossa experiência nos possa arrancar da malha em que nos fomos prendendo e da qual saír sozinho é arriscar demasiado voltar a caír.

As adicções não são doenças de indivíduos, são doenças de grupo nuclear no qual nos desenvolvemos em equívoco e excesso de exigência, por isso dificilmente existiríam soluções duradouras e efectivas ao nível do indivíduo. Confiar no grupo, confiar que algo trará as forças que dentro não sentímos é aceitar que a adicção nos ultrapassa e somos impotentens perante essa avalanche; no entanto, nessa tomada de consciência não existe desistência e sim a noção clara de que precisamos de ajuda.

O adicto em recuperação é a melhor ajuda.

O poder superior será a força que moverá todas as coincidências, todas as circunstâncias e todas as respostas que promovem a sobriedade, a sanidade, a paz finalmente.