Obstáculos à recuperação 2

08-04-2010 13:02

Outro importante obstáculo à recuperação é o facto de não ser do conhecimento geral o significado da palavra "recuperação" em contexto de recuperação nas dependências.

Muitas pessoas confundem recuperação com abstinência. Muitas pessoas confudem recuperação com substituição. Existem também aqueles que definem a recuperação pela aparente "vida normal" (trabalhar, estudar, casar...).

Este desconhecimento é comum tanto entre dependentes como aqueles que o rodeiam com um dano enorme, na medida em que a cada recaída destas "pseudo-recuperações" aumenta a vergonha e a culpa do dependente.

É triste pensar que culturalmente dividimos as doenças em: "coitadinho", "fruta da época", "mau carácter" e "fraco".

Temos assim na categoria "coitadinho" todos os que padecem de doenças graves que se apanham de forma arbitrária sem conecção com nenhum estigma sexual, ou de comportamentos ditos de risco.

na categoria "fruta da época" temos quase todas as doenças das vias respiratórias no Inverno, alergias na Primavera, gastroentrites no Verão e de novo constipações no Outono.

Na categoria "mau carácter" temos o consumo de droga e alcool e todas as doenças que se contraem por comportamentos de risco.

Finalmente, na categoria "fraco" temos as depressões, esgotamentos e outras do fórum psicológico.

Isto é lamentável, porque doenças, são doenças. Precisam de um diagnóstico, tiveram uma causa que precisa de ser analisada e desenvolvem-se com sofrimento para o paciente, só com tratamento adequado em conjunto com as forças espantosas de regeneração natural do corpo e do espírito, podem ser controladas.

Isto é verdade para todas as doenças.

 

Assim, a ignorância é sempre um entrave à recuperação. Vive de estigmas, de preconceitos, de diferenciações arbitrárias e de uma subjectividade absurda e contra-producente.

 

Todas as dependências são uma doença, dolorosa e que leva à morte se não for devidamente acompanhada por quem sabe e tratada em regime de recuperação efectiva.

Uma recuperação efectiva pressupõe uma auto-análise sustentada de todo um percurso, de uma ferida dentro, de um passado, de causas emocionais e físicas, de uma profunda alteração de vida, de hábitos, de companhias, uma profunda transformação na auto-imagem, na forma como o indivíduo se vê e interpreta a sua realidade. Uma recuperação pressupõe novos critérios, e uma abordagem de si mesmo e do mundo, radicalmente diferente.

Se não houver um profundo trabalho interior, com um input significativo de novas percepções e emoções, bem como o controlo amoroso e respeitador de todo o condicionamento, em particular do interior, o chamado "buraco negro"... nada é recuperação. É tudo cosmética, condenada a borrar no próximo dia de chuva.