Obstáculos à recuperação 4

08-04-2010 20:14

"Estou curado!"

Sim, uma desintoxicação e estou curado. Umas férias e estou curado. Uma semana sem doces e estou curado.

3 dias de desintoxicação, 3 meses... é indiferente. Dependências são uma doença de vida. Como podería uma doença com a amplidão de uma vida curar-se com uma semana, ou meio ano que seja...

Quanto tempo leva a modificar toda a minha vida...? 3 dias? meio ano?

Claro que leva tempo. Não há "estou curado":

Com muita dedicação e amor próprio há:

- Estou em recuperação. Todos os dias, todos os dias da minha vida. Estou a criar uma nova vida por dentro, para conseguir uma nova vida por fora.

 

A família, os amigos, irão ficar ansiosamente à espera da grande notícia: Fulano está curado!

Na revista cor de rosa também aparecem os artistas "curados" das suas dependências...

É de uma ingenuidade confrangedora. Não se curam dependências. Transformam-se vidas. E transformar uma vida é como nascer de novo e ter de aprender tudo outra vez.

O obstáculo nº 4 passa então, também pela ignorância.

E vai no 4º aspecto da ignorância enquanto obstáculo à recuperação.

Talvez neste ponto se tenha já tornado suficientemente óbvio que ignorância não compensa.